Regras de visitação
OBRIGATÓRIO:
Calçados fechados.
Ingressos Pagos.
Idade mínima 6 (seis) anos.
Manter-se nas trilhas e não usar atalhos.
Manter-se junto ao grupo.
Respeitar as normas e sinalizações .
Seguir as orientações do condutor.
Entrada máxima de 20 (vinte) pessoas por grupo.
É PROIBIDO:
Tocar nos espeleotemas.
Alimentar animais silvestres
Alimentar-se nas trilhas e no interior das Grutas.
Entrada de animais domésticos.
Gravar, pintar, escrever ou pichar nas pedras, grutas ou árvores.
Jogar ou deixar lixo fora das lixeiras.
Fumar nas dependências do receptivo e no interior da gruta.
Usar buzinas, com automotivo, amplificadores e outras formas de ruídos excessivos.
AVISOS:
Evite barulho, principalmente no interior da Gruta.
A visita, no interior da Gruta, dura em média, 01 (uma) horas.
Os valores de ingresso são instituídos por portaria do Instituto Estadual de Florestas.
Estudantes com carteirinha pagam Meia Entrada.
HORÁRIOS:
Funcionamento – 08:00 às 17:00
Visitação – 08:30 às 16:00
Ingressos: Inteira – R$25,00 e Meia – R$12,50
Salão da Couve-flor
Aqui podemos observar como principal atrativo o conjunto de escorrimentos e espeleotemas de diferentes colorações existentes no salão. Os conjuntos de travertinos e a entrada secundária existentes em sua porção nordeste também encantam os olhos à primeira vista quando se entra na caverna. Neste salão inicia-se a zona afótica da gruta.
Salão dos Blocos Desabados
Neste salão temos uma alta atratividade, o desmoronamento de grandes dimensões e o conjunto de espeleotemas que ocupa a porção norte do salão, onde se destacam a presença de escorrimentos, estalagmites e cortinas. A partir do patamar principal da passarela existente neste salão, existe uma cota de nível de -10,8 metros em relação à entrada da caverna.
Salão dos Lagos Suspensos
Existe um patamar, no sistema de passarelas, com cota de nível de -18,1 metros em relação à entrada da caverna. Temos como principal atração neste salão, a formação de travertinos, conhecidos como lago suspenso, que é preenchido naturalmente com água, no período de chuva, que acontece entre os meses de dezembro e janeiro.
Salão das Raridades
Neste salão, encontram-se os espeleotemas mais expressivos da caverna, localizados ao redor do trecho final da passarela, que conferem grande beleza a este conjunto; um conjunto de helictites, e uma estalactite de significativo porte. Neste salão também podemos notar o espeleotema que recebe o nome de “Torres gêmeas”, contendo 30 centímetros de diâmetro, 13 a 15 metros de altura, e são formadas pelo encontro de estalactites e estalagmites. São consideradas formações únicas no mundo, existindo apenas formação semelhante na gruta de Altamira, na Espanha. Estes espeleotemas são as colunas presentes na parte sul do salão.
Grutinha
A Grutinha é um pequeno abrigo sob rocha cujo principal atrativo não são os espeleotemas e, sim, seu patrimônio arqueológico. Este patrimônio arqueológico resume-se a pinturas rupestres de grupos humanos pré-históricos registrados nas paredes e teto do abrigo. As pinturas na grutinha retratam zoomorfos e figuras geométricas de cor vermelha. Esse tipo de pintura rupestre é identificado pelos pesquisadores como sendo de uma tradição rupestre conhecida como Tradição Planalto.
Auditório
Nosso auditório é um recinto fechado que abriga um grupo de 114 pessoas reunidas em assentos fixos. Pode ser utilizado para realização de eventos, tais como palestras, apresentações teatrais, cursos e mini cursos, etc.
Sala de Exposição
Nossa Sala de Exposição é um espaço acolhedor de exposições de arte que retratam pinturas rupestres da região do Carste de Lagoa Santa.
As pinturas aqui retratadas são as representações de pinturas originais encontradas em paredões e cavernas.
Trilha da Gruta Rei do Mato
Uma trilha em meio da natureza que é uma bela maneira de se conectar ao lugar em que você está. É o momento perfeito de se preparar, da maneira mais adequada possível, para o encontro com a grandiosidade que te espera no fim do caminho. Essa é a nossa trilha de acesso à Gruta Rei do Mato, um caminho tranquilo em meio à natureza, que é conduzido por nossos monitores.